Incubadora do CEFETES

O CEFETES está iniciando sua primeira incubadora de empresas de base tecnológica. Bom... é uma boa oportunidade para você que tem ou quer abrir uma empresa mas ainda não sabe o caminho das pedras e ainda não encontrou parcerias que façam sua empresa crescer.

Mas o que é uma incubadora de empresas?
Uma incubadora é uma instituição que está preparada para apoiar micro e pequenas empresas no que se diz respeito a infraestrutura, apoio gerencial, planejamento, parcerias (o que é muito importante para quem está começando) e muitos outros serviços que possibilitem que uma empresa cresça e se prepare para o mercado.

Estudos feitos pelo Sebrae em 2006 mostram que 71% das pequenas empresas fecham as portas antes de completar 5 anos de vida, e o principal motivo é por falta de planejamento ou habilidade gerencial.

O incubadora do cefetes está localizada na unidade descentralizada da Serra e está oferecendo 7 vagas de residência para empresas que possuam produtos na área de tecnologia, seja software ou hardware. Acompanhe o edital aqui.

Como concorrer a uma vaga?
Para concorrer é preciso ter uma plano de negócio ou pelo menos um esboço de um. Se a idéia for considerada viável, lucrativa e inovadora (sem querer por medo no pessoal) sua empresa pode entrar na fase de préincubação onde será possível desenvolver melhor o plano de negócios e principalmente tomar conhecimento real do mercado que pode ser alcançado.

Qualquer dúvida pode deixar um recadinho aqui. =]

Um abraço

Mozilla quer bater recorde com Firefox 3


A Mozilla quer bater o redorde de software mais baixado em 24 hr com o novo Firefox 3. A empresa criou a campanha Download Day para pedir o apoio de pessoas de todo o mundo para ajuda-la a estabelecer este recorde. Até a publicação deste post 302.894 pessoas haviam confirmado participação no evento, com um crescimento aproximado de 1.000 pessoas por minuto. No Brasil haviam 15.593 pessoas cadastradas.

O Firefox 3 promete vir com novos recursos de segurança, velocidade e usabilidade que segundo a Mozilla modificarão o modo de usar a web.


Cara, eu gostaria muito que o Firefox batesse além do recorde, o Internet Explorer. Só uma de direita no queixo estava bom.

Windows 7 é para 2010

A Microsoft confirma oficialmente o lançamento do substituto do Vista (que mal chegou já ta indo embora) para 2010.

O Windows 7 promete vir com um sistema sensível ao toque (multitouch) que poderá ser usado principalmente para manipulação de imagens. Além disso Bill Gates aposta no fim do mouse e do teclado, passando se utilizar de toque e comandos de voz.

Foi anunciado também que o Windows XP Home Edition poderá ser comercializado até junho 2010 em máquinas de baixo custo.

Fonte: Diario Digital

Plugin para Microsoft Office...

Microsoft aderiu ao seu pacote de software de escritório, Office 2007, os formatos ODF e PDF. A empresa informou que as modificações virão no próximo Service Pack, SP2, com lançamento previsto para início de 2009, mas se você não está afim de esperar até 2009 poderá baixar o plugin desenvolvido pela Sun.


Abraço a todos.

Novo HD portátil da Fujitsu

Recente lançamento da Fujitsu foi um HD portátil de 400GB, com rotação de 4200rpm se conecta ao PC via USB 2.0 e pesa apenas 230g. Inicialmente está disponível apenas para o Japão. O preço desse brinquedinho ainda está sendo avaliado para comercialização nos Estados Unidos.





Fonte Engadget


Abraço a todos.

Jogo entra pro Guinness Book ....


Grand Theft Auto IV, ou GTA IV, acaba de entrar para o livro dos recordes como o jogo mais vendido em tão pouco tempo. A façanha foi alcançada 24h após a liberação do jogo para venda, alcançando a marca de 3,6 milhões de unidades vendidas que gerou uma receita de U$310 milhões de dólares.


Fonte vnunet.com


Abraço a todos.

Eu quero um monitor desse pra mim....

Um cara chamado John Nilsson inventou um monitor, chamado jDome, que proporciona um campo de visão de 180 graus contra os 20 dos atuais monitores. John já patenteou sua idéia e está procurando empresas que apostem em seu produto.




Abraço a todos.

Mais uma rede social....

A nova rede social do momento é a House of Hackers, essa rede tem por objetivo o encontro e formação de grupos de hackers para debates sobre segurança. Será que realmente será uma rede social voltada ao encontro hacker? Já que o conceito sobre ser hacker foi trocado há algum tempo, por muito se tinha o hacker como um geek, aquele cara muito inteligente que sabia muito de informática, porém atualmente as pessoas associam a palavra hacker a um criminoso que se utiliza de seus conhecimentos para se apropriar de informações de terceiros. Pelo que dá pra perceber é apenas mais um site para ficarmos perdendo tempo apagando mensagens inúteis e com links contendo arquivos com vírus, e provavelmente terá uns montes de curiosos achando que participando conseguirão conhecimento para se tornar um hacker.

Fiz minha inscrição para poder acompanhar o crescimento do site. Espero estar errado sobre minhas considerações e também espero postar novamente elogiando, pois precisamos de sites que disponibilizem conteúdo confiável porque a quantidade já e suficiente.


Abraço a todos.

Censura da Internet durante as Olímpiadas...

Funcionários do Ministério da Tecnologia chinês em entrevista coletiva não garantiram que a censura ao acesso a internet seria liberado para os jornalistas que cobrirão as Olimpíadas de Pequim, mesmo, a liberação ao acesso à internet ter sido pedida pelo Comitê Internacional.




Abraço a Todos.

É até difícil de acreditar.....

Um senhor de 57 anos, servidor público da cidade de Kinokawa, no Japão, foi rebaixado de cargo e obrigado a pagar uma multa de U$190 por mês depois de ter sido acusado de visitar nada mais nada menos do que 780 mil páginas pornográficas em apenas 9 meses, com uma média de 10 mil sites dia.


Fonte vnunet.com


Abraço a todos.

Intel traz DirectX 10 para placa de video onboard...


A intel tem trazido para suas placas mãe chips gráficos, GM965 e G35, com suporte a DirectX10, mas essa iniciativa não tem alcançado muito sucesso, nos testes feitos pelo site Engadget mostraram que é meio difícil alcançar miseros 5fps em jogos que exigem o DX10, como por exemplo Crysis.



Abraço a Todos

O que é OpenSocial?

Muito se tem falado, mas pouco se tem explicado, então vamos tentar clarificar as coisas. OpenSocial é uma séries de APIs, conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização de suas funcionalidades por programas aplicativos, que facilitam a criação e hospedagem de aplicativos sociais na Web, em outras palavras, um programa escrito utilizando essas APIs poderá funcionar em diversar redes sociais distintas como Orkut, Facebook e tantas outras quantas surgirem e fizerem uso do OpenSocial.

No video abaixo um dos responsáveis pelo projeto esclarece as funcionalidades do OpenSocial, vale a pena assitir.




Você também poderá ver outros vídeos aqui.


Referências: Google, Wikipedia


Abraço a Todos.

Evento gratuito da Google Brasil em São Paulo...

A Google Brasil promoverá em São paulo no dia 27/06/08, um evento destinado a desenvolvedores para aplicações Web. Nesse evento será explicado mais a fundo o funcionamento de ferramentas como Google Maps, OpenSocial, Android, Google Gears e Google Web Toolkit, em seminários e palestras ministrados pelos engenheiros que trabalham com essas tecnologias.

As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita e dever ser feita no site do evento.


Abraço a todos.

MySpace dará prêmios....

Na próxima sexta-feira(08/05/08), acontecerá o Social Network Marketing Summit, rede social distribuirá R$6,4 mil em prêmios para os três melhores aplicativos brasileiros desenvolvidos para aplicativos do OpenSocial. Os interessados em participar do evento ou até mesmo competir poderão encontrar mais detalhes aqui.



Abraço a todos.

Sun lança OpenSolaris....

A Sun nesta segunda-feira(05/05/2008), lança oficialmente o OpenSolaris, uma versão aberta de seu sistema operacional Solaris. O OpenSolaris apresenta um sistema de empacotamento simplificado e com maior capacidade de integração com outros sistemas. Um dos objetivos do lançamento do OpenSolaris seria de atrair usuários do Linux.

O OpenSolaris pode ser baixado através dessa página.



Abraço a todos.

PHP5 + MySql + Apache no Windows

Vocês podem pensar que eu estava sem assunto e então decidi fazer este post. Bem, é verdade.

Eu estava com vontade de criar um post de como configurar estas três ferramentas no Windows, mas já existem tantos na Internet que eu fiquei sem graça de faze-lo.

Então resolvi divulgar este artigo do colunista Alfred Reinold Baudisch que encontrei há um tempão no site Plugmasters, e que me foi de muita ajuda.

Só que, por ser um artigo antigo (abusando da ecofonia rs), existe algumas correções para ele:

Onde o artigo diz para substituir a linha extension_dir = "./" por extension_dir = "c:/php5/ext/". No lugar de usar "/" (barra) use "\"(contra barra).

Ou seja: extension_dir = "c:\php5\ext\".

Ao configurar o arquivo httpd.conf para carregar o módulo do PHP, não é necessário baixar o arquivo "php5apache2.dll". Basta ulizar o arquivo "php5apache2_2.dll" que já vem no PHP5 (que você pode baixar aqui).

Um abraço =]

Novas Baterias de prata-zinco prometem mais carga para o notebook...

A empresa ZPower, informou que a partir de agosto sua nova série de baterias para notebook feitas de prata-zinco, que promete 40% mais carga do que as atuais baterias que utilizam íons de lítio. A empresa garante que 95% dos elementos primários podem ser reciclados e reusados e diz que incentivos financeiros podem estimular usuários a reclicar suas baterias.


Abraço a todos.

Quem é quem no mundo das Redes?

Bom, antes de dar nome aos “bois”, precisamos definir uns detalhes que são necessários para entendimento de conceitos posteriores.


Os padrões são essenciais na criação e manutenção de mercados abertos e competitivos para fabricantes de equipamentos, na garantia da interoperabilidade de dados, nacional e internacional, e na tecnologia das telecomunicações e dos processos. Os padrões asseguram que diferentes fabricantes produzam equipamentos distintos que consigam se comunicar.


Os padrões em comunicações de dados estão divididos em duas categorias: padrões de facto e de jure.


De facto: São padrões que se consagraram naturalmente, sem um plano formal.


De jure: São padrões reconhecidos por um corpo ou comitê organizado.


Na área de telecomunicação temos alguns órgãos responsáveis por produzirem esses padrões, como por exemplo:


ITU (International Telecommunication Union) – Foi criada em 1865 com a missão de padronizar as telecomunicações internacionais. Em 1947, a ITU tornou-se um órgão das Nações Unidas.


A ITU é composta de três setores principais:


1 – Setor de Radiocomunicação (ITU-R) – regula a alocação de freqüências de rádio em todo o mundo entre grupos de interesses conflitantes.


2 – Setor de padronização de Telecomunicações (ITU-T) – ficou conhecida como CCITT (Comité Consultatif International Télégraphique et Téléphonique, em francês), esse comitê era voltado à pesquisa e ao estabelecimento de padrões para as telecomunicações em geral.


3 – Setor de Desenvolvimento (ITU-D) – Foi criado para assegurar que o acesso as informações e as comunicações se dêem de forma sustentável e igualitária para estimular o desenvolvimento econômico e social mais amplo.


Comitês responsáveis por criação de padrões internacionais:


International Organization for Standardization (ISO) – É uma organização voluntária independente, fundada em 1946. A ISO e composta de comitês técnicos, denominados TCs, pois a ISO é responsável pela padronização em diversas áreas, o TC responsável pelos computadores e processamento de informações é o TC97.


American National Standards Institute (ANSI) – É uma empresa privada sem fins lucrativos e sem vínculos com o governo dos Estados Unidos. Os padrões ANSI freqüentemente são adotados pela ISO como padrões internacionais.


Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) – Maior organização profissional do mundo. O IEEE tem um grupo de padronização que desenvolve padrões na área de Engenharia Elétrica e Informática, como por exemplo o grupo (comitê) 802 padronizou vários tipos de LANs.


Eletronics Industries Association (EIA) – É uma organização sem fins lucrativos, assim como a ANSI, dedicada à promoção de qualquer item relacionado aos produtos eletrônicos.


No próximo post trataremos dos órgãos e dos padrões que regem a Internet.


Abraço a todos.

Aberto processo seletivo 2008/2 CEFETES

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do CEFETES 2008/02. O período de inscrições é de 7 a 21 de maio. Estão sendo oferecidas 1.213 vagas, sendo 1.083 para Cursos de nível técnico e 130 para os Cursos Superiores.
Infelizmente o período de isenção já acabou e as taxas de inscrição são:


  • R$ 10,00 (dez reais): Cursos Técnicos Integrados com o Ensino Médio para Jovens e Adultos (PROEJA).

  • R$ 50,00 (cinquenta reais): Cursos Técnicos Integrados com o Ensino Médio, Cursos Técnicos Subsequentes e Técnicos - PROEJA.

  • R$ 70,00 (setenta reais): Cursos Superiores de Tecnologia e Engenharia.



  • Aproveite esta oportunidade.



    Unidade CEFETES-Vitória




    Unidade CEFETES-Serra




    Unidade CEFETES-Colatina


    Mais informações aqui.
    Edital Processo Seletivo 2008/2

    Twitter abandonará Ruby on Rails....

    Após 2 anos de utilização do framework Ruby on Rails, framework que promete aumentar velocidade e facilidade no desenvolvimento de sites voltados à banco de dados, Twitter apresenta ares de mudança segundo o site TechCrunch. O Ex-Arquiteto Chefe, Blaine Cook, disse que em 2007 foi fácil, mas os problemas persistiram mesmo depois de Cook ter afirmado que tinha solucionado os problemas do site Twitter, site que oferece serviço de microblog aos seus assinantes ao qual eles podem postar via sms. Rumores indicam a troca do framework Ruby on Rails por linguagens como PHP e Java.


    Abraço a Todos.

     
    Design by Scooby Doo jogos