Configurando interface de rede e criando rede sem fio no ZeroShell



Explicarei no post de hoje como configurar as interfaces de rede do ZeroShell, para que possamos acessar sua interface Web para poder configurar os serviços que o ZeroShell disponibiliza.
Antes de configurar a interface de rede do ZeroShell, por motivo de segurança, é necessário alterar a senha padrão do administrador. Para isso no menu inicial digite o atalho "P" e digite a nova senha de administrador. Com a senha do administrador alterada, agora podemos efetuar a configuração da interface de rede.
Para isso no menu principal do ZeroShell digite o atalho "I", para configurar a interface, aparecerá um novo menu, neste menu aperte o atalho "A" que irá direcionar para menus questionando sobre a conexão que desejamos configurar.
O primeiro menu questiona qual interface desejamos configurar, no ZeroShell as interfaces são representadas com dois números ao invés de um somente, por exemplo, eth00 ou eth01 e assim por diante. Escolha a interface digitando seu respectivo identificador e aperte Enter. Em seqüência insera os dados, iniciando pelo endereço IP (por exemplo, 192.168.1.1), depois pela mascara (por exemplo, 255.255.255.0).
Agora iremos criar uma rede sem fio com o ZeroShell, para isso é necessário que o Servidor tenha uma placa de rede sem fio com chipset da Atheros. Caso o ZeroShell tenha essa placa iremos criar uma rede sem fio, transformando a placa de rede sem fio para modo Access point.
Para isso volte ao menu principal do ZeroShell digite o atalho “W”, o menu será alterado
para o menu de gerenciamento das conexões Wi-Fi. Neste menu digite o atalho
“N” para criar uma nova rede. Serão solicitados vários dados sobre a
conexão, inicialmente será perguntado sobre a interface que será utilizada,
escolha a interface, exemplo (wifi0), a próxima questão é sobre o modo de
atuação da placa, 1 para modo Access point, e 2 para modo cliente, como desejamos criar uma rede sem fio, a opção a se escolher é a 1. A próxima questão é sobre o SSID (nome) da rede, digite o nome desejado (por exemplo, Wirelless). A próxima questão é sobre a intenção ou não de esconder o SSID, digite Yes para esconder e No, para não esconder. A seguir a questão é sobre a utilização do sistema WDS1, digite yes para utilizar, ou no para não utilizar. Depois disso a questão é sobre a forma de criptografia, as opções são:
1. Texto Plano (Sem criptografia);
2. WPA-EAP/RSN/802.1X+WEP (Criptografia, com autenticação no servidor
RADIUS);
3. WPA-PSK (Criptografia com chave compartilhada);
4. WEP.
Eu sugiro a utilização da criptografia WPA-PSK, por ser mais seguro que o WEP. Caso você tenha configurado o servidor RADIUS utilize a opção 2. Mas consideraremos que não tenha configurado o servidor RADIUS. Em seguida digita-se a chave que se deseja utilizar.
Com a rede Wi-Fi criada, agora se adiciona um endereço IP para essa interface, no menu principal do ZeroShell, digita-se o atalho „I‟, que irá redirecionar para a página de configurações de redes, para adicionar um endereço IP a essa interface, basta seguir os mesmos passos citados no inicio do post.
Pronto, seguindo esses passos rapidamente suas conexões de rede e sua rede sem fio estará criada. Logo logo, criarei mais posts explicando como configurar os outros serviços do ZeroShell. Aproveitem e conheçam essa distribuição linux, se você mexe com servidores Linux para redes locais, você irá se impressionar, com a facilidade de instalação e configuração.


Everton Moschen Bada
Tecnólogo em Redes de Computadores- IFES
06/03/2010

7 comentários:

Anônimo disse...

Caro,
Consegui acessar pela rede o zeroshell, mas não consigo fazê-lo conectar a internet, pode ajudar com umas dicas.

£v£rton disse...

Boa noite meu caro leitor,
é necessário mais informações sobre sua estrutura de rede. Para poder lhe ajudar.
Você não consegue fazer o que exatamente? não consegue acessar a internet utilizando o ZeroShell como roteador?
Poste sua dúvida bem detalhada e sua estrutura de rede, que tentarei te ajudar.

Att.

Anônimo disse...

Everton qual a configuração para captive portal? Tenha uma maquina com 2 placas de rede e um router d-link dir 615.
Consigo autencicar mas não navega na net.
Grato

Anônimo disse...

Boa dia, montei um lab para teste com o zeroshell, mas só com conexão à cabo. Gostaria de saber se só é possível configurar redes wireless com chips ateros, ou se também consigo utilizar equipamentos linksys e Cisco. Pois a idéia é implementar uma rede wireless ampla controlada pelo zeroshell.

Desde já obrigadooo..

MulunguNET(E.Leandro Jr.) disse...

caro everton, estou com um zeroshell rodando a meses para em media 150 user...td certinho.
Agora pergunto ao amigo, existe alguma forma de fazer backup da configurações existentes para um eventual Update, pergunto.
E parabens pelo informativo, ele é um dos poucos em nossa lingua.

£v£rton disse...

Caro MulunguNET,

Sim é possível sim fazer o backup da configuração. Toda configuração fica armazenada nos profiles.
Então basta você fazer backup do profile e então restaura-lo na outra versão que você instalar.
Um cuidado básico: Quando você cria um profile, nenhuma configuração que você tinha feito antes de criar o profile é salva, somente toda a configuração posterior a criação do profile que é salva.

Para fazer o backup do profile vá em:
--> system>setup>profiles

selecione o profile que deseja fazer o backup, e clique no botão backup.

Na nova máquina você vai neste mesmo caminho, selecione o HD e mande restaurar o profile. Ative-o. Reinicie a máquina e pronto.

Qualquer dúvida só perguntar.

Att.

MulunguNET(E.Leandro Jr.) disse...

Caro Everton,
Muito obrigado pela resposta,ajudou bastante.
Abri um topico no forum overnix(ThunderCache)e gostaria muito de tua participação para ajudar-mos a desenvolver conteudo dessa excelente ferramenta.(http://www.overnix.com/showthread.php?2668-ZEROSHELL-Mais-que-uma-alternativa)Excelente ano 2012 e mais sucessos.

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!!! E continue nos visitando!!!!

 
Design by Scooby Doo jogos