Os nomes das grandes companhias

Olá!

Tem que escolher um nome pra sua empresa de tecnologia mas a dúvida está te consumindo?

Vamos aprender com os grandes! =P





Bill Hewlett e Dave Packard decidiram no cara-ou-coroa como a empresa que fundaram seria conhecida: Hewlett-Packard ou Packard-Hewlett.


Jonathan Swift, autor de Viagens de Gulliver, é o criador desse termo. Na estória de Gulliver o termo é utilizado referindo-se à pessoas tão desagradáveis e repulsivas que mal pareciam humanas.

Jerry Yang e David Filo, fundadores do Yahoo!, escolheram esse nome por considerarem-se os próprios, como Yahoos.



Até a criação da Xerox as cópias eram, em sua maioria, úmidas. Utilizando a raiz grega ‘xer’, que significa seco, o inventor Cheston Carlson batizou seu invento que apresentava cópias secas, obviamente.



A Sun foi fundada por quatro amigos da Universidade de Stanford. É a sigla para Stanford University Network.



Origem latina na palavra ‘sonus’, que significa som, e uma gíria que os americanos utilizam referindo-se a um jovem brilhante.






"Systems, Applications, Products in Data Processing", formada por quatro ex-funcionários da IBM que trabalhavam no grupo de Sistemas/Aplicações/Projetos da IBM.



O avô do Marc Ewing, fundador da companhia, deu de presente ao neto um boné do time de lacrosse(?) da Universidade de Cornell. Marc perdeu o boné e procurou desesperadamente. O manual da versão beta do Linux Red Hat saiu com um apelo aos leitores para que, caso encontrassem o presentinho, o devolvessem.
Larry Ellison e Bob Oats estavam trabalhando em um projeto de consultoria para a Agência Central de Inteligência (CIA). O codinome para o projeto era Oracle (a CIA via o projeto como um sistema que daria respostas a todas as peruntas).



Pois o senhor Paul Galvin, fundador da companhia, apareceu com esse nome quando começou a fabricar rádios para automóveis. A empresa de rádios mais popular da época chamava-se Victrola.




Software para microcomputadores = Micro-Soft. Idéia do tio Bill. Mais tarde o nome perdeu o hífen.



O dono da empresa, senhor Mitch Kapor foi professor de meditação transcendental de Maharishi Mahesh Yogi, batizando seu empreendimento com o nome da posição de lótus ou padmasana.

Uma cadeia de hotéis havia registrado o nome Moore Noyce e isso frustrou os planos inicias dos senhores Bob Noyce e Gordon Moore. Apelaram então para o acrônimo de Integrated Eletronics. (Cá pra nós, INTEL soa infinitamente melhor)




O fundador Jack Smith teve a idéia de acessar e-mails via web de um computador em qualquer lugar do mundo. Quando Sabeer Bhatia apresentou o projeto para o correio eletrônico, tentou todos os nomes terminados em 'mail' e finalmente optou por HoTMaiL, que incluía as letras HTML -liguagem utilizada para se escrever páginas web. Inicialmente escrevia-se com as letras em caps: HoTMaiL
Quanta informação o mecanismo de pesquisa seria capaz de acessar? Para responder a essa pergunta foi dado inicialmente o nome de Googol, palavra que significa o número representado por 1 seguido de 100 zeros! Ao apresentarem o projeto a um investidor, Sergey Brin e Larry Page receberam um cheque nominal ao Google. E parece que deu sorte!




O nome mais charmoso (na minha modesta opnião). É uma abreviação de São Francisco e o logo da companhia é um desenho estilizado da ponte Golden Gate.


A Apple foi fruto (trocadilho sem graça) da combinação entre a predileção de Steve Jobs por maçãs e a falta de criatividade dos seus colegas em sugerirem outro nome pra companhia. Com o projeto atrasado, Jobs deu a eles a missão de encontrarem um nome melhor para a empresa sob pena de batizá-la de Apple Computers. Eles não encontraram.
Jonh Warnock, fundador da companhia, morava numa casa que tinha o rio Adobe Creek correndo atrás do seu quintal.



Ajudou?

Abçs

Original em: http://ow.ly/1qDHl


2 comentários:

Adriano Vieira disse...

Muito bacana o post...

Adriano's Corporation... Será que faz sucesso? hhahahaha

Patrícia Motta disse...

Opa!
To de sócia =P

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!!! E continue nos visitando!!!!

 
Design by Scooby Doo jogos