Documentação do NRPE em português


Venho estudando o Nagios, seus addons e plugins a algum tempo e, consequentemente, criando artigos sobre o assunto em diversos meios.

O NRPE (Nagios Remote Plugin Executor) é um complemento para o Nagios que permite o monitoramento de máquinas Linux e suas variantes UNIX.

Trata-se do método mais utilizado entre administradores de redes para monitorar sistemas Linux/Unix remotos utilizando o Nagios.

Sendo esta a primeira versão em português da Documentação do NRPE, a ser lançada diretamento no site do Nagios, trata-se da primeira entre as muitas contribuições que espero fazer ao projeto, inclusive a tradução da documentação completa do Nagios (Projeto Iniciado).

Disponibilizo, em primeira mão aqui no Beagle, a Documentação do NRPE em sua versão em português, traduzida e atualizada para uso no Ubuntu Desktop 9.10 e Ubuntu Server 8.04.



A documentação também já está no site oficial do Nagios, clique aqui para visitar.

Abraço a todos.

Creative Commons License
Documentação NRPE pt_br - por Adriano Vieira é licenciada sobre uma Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Brasil License.

Minicurso Comandos Básicos em Linux

Minicurso ministrado na ocasião de boas-vindas para os novos alunos do IFES.

Google buzz... a nova aposta da google

A Google lança, novamente, seus dados no tabuleiro das redes sociais...

A princípio, com o lançamento do Google Wave, a gigante dos serviços web pareceu ter perdido a onda, visto que boa parte dos usuários ainda não viram usabilidade na ferramenta que, por hora, parece ainda ser só uma "ondinha". Porém Bradley Horowitz, vice-presidente de produtos da empresa, acaba de anunciar a nova ferramenta da Google: O Google buzz

O Google buzz pode ser integrado ao Gmail, basta ter uma conta no Gmail para usar a ferramenta, que aparece como um link na barra lateral, como na figura abaixo:



Muito parecido com a famosa ferramenta Twiter, o Google Buzz tem basicamente o mesmo propósito, porém com aquele "toque Google", caracteristico da empresa.

As 5 caracteristicas do Google buzz:

1) Auto following: Pessoas com quem você trocou ou troca emails são adicionadas automaticamente como contatos. Isso já acontece com o Gtalk.

2) Compartilhamento rápido: com a integração com o YouTube, Picasa, Flickr, Google Reader, Twitter e Google Chat, fica mais fácil compartilhar vídeos, fotos, feeds e recados. É possível até usar o “reply” do Twitter, com @ e tudo. =D

3) Opções de Compartilhamento: é possível compartilhar vários tipos de conteúdo e definir se eles serão públicos ou exclusivos aos seus contatos. Você também pode definir um grupo de contatos separado dos contatos convencionais.

4) Integração com a caixa de entrada: o que é postado no Buzz, volta para você em formato resumo por email. E o melhor, você pode continuar a conversa pela sua caixa de entrada.

5) Só coisas boas: o usuário pode usar o Buzz para aprovar ou não uma mensagem de um contato. Logo abaixo da mensagem há um botão para “gostar” ou não. Além disso, o próprio serviço recomenda postagens interessantes que combinam com você.

Curtam sua nova forma de Rede Social galera... essa parece que veio para ficar.

Abraço a todos,
Adriano Vieira

 
Design by Scooby Doo jogos