Mais um caso de roubo de senha em redes sociais... uma questão de bom senso

Todos os dias centenas de novas ameaças à segurança da informação são "despejadas" na web, muitas delas sob forma de vírus, spams, malwares, e-mails e páginas falsas. Em quase todas as formas utilizadas para roubo de informação, a engenharia social é uma constante e o bom senso é a melhor arma contra estas práticas.

As redes sociais atraem cada vez mais adeptos e, consequentemente, mais enganadores e falsários na web.

Hoje um amigo me mandou a seguinte mensagem: "Adriano, o Tiririca morreu cara!!!". Fiquei espantado, de fato, afinal o humorista, muito provavelmente, será eleito deputado federal neste domingo (estamos no Brasil e tudo é possível ¬¬). Indaguei, então, sobre como o amigo ficou sabendo disso. Ele me disse que tinha uma comunidade no orkut relacionada a isso.


Fui conferir no link da comunidade (com mais de 74.000 membros) e, não surpreso, percebi uma forma comum de fraude, mas que vem ganhando muito espaço agora nas redes sociais: especular informações e ganhar adeptos como "confirmação de veracidade". A informação, obviamente, é falsa... e a forma de uso da engenharia social (com artistas em destaque servindo de "background" para as ações maliciosas) já é bem conhecida por pessoas esclarecidas sobre o assunto.

Todos os links da página principal, embora possuam diferentes informações, possuem o mesmo texto e apontam para o mesmo destino: uma página falsa do Orkut. Mesmo assim é suposto que não sejam poucas as pessoas que devem ter digitado seu login e senha nessa página, devida a perfeição com a qual a mesma imita a original... mais uma vez, o bom senso em observar a URL da página é importante:


Fiquem atentos aos perigos que circundam a web! O CERT (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) disponibiliza uma cartilha sobre segurança na web (clique aqui para visualizá-la)... se você já é da área, recomendo que indique essa cartilha a seus amigos e familiares... é bem interessante.

Abraço a todos

Google Street View agora no Brasil

Demorou, mas chegou...

A Google finalmente lança o seu serviço de visualização de imagens de ruas no Brasil: o Google Street View.

Com câmeras acopladas a carros e motos, são tiradas diversas fotos com angulares de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários / utilizadores vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão /solo. [1]

As imagens, uma vez montadas, possibilitam uma verdadeira viagem pelos locais filmados para os usuários.

No dia 30 de setembro de 2010, após mais de um ano, a Google Brasil liberou o serviço Street View em 51 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, incluindo as regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Campinas. [1]



O serviço está disponível para usuários do Google Maps e do Google Earth. Para visualizá-lo no Google Maps, clique aqui.

Fontes:
Abraço a todos.

 
Design by Scooby Doo jogos