Um pouco sobre criptografia

As decepções da vida não é?!!!

Caso 1: Aquele seu amigão do peito, parceiro de quase todas as horas, mandou um e-mail pra sua namorada contando da pulada de cerca no último feriado, qdo supostamente devido a um forte resfriado, vc não foi vê-la e estava de cama.
Acalme-se! Antes de dar uma lição no seu amigo da onça, certifique-se de que foi realmente ele quem enviou o email dedo-duro!
Ahh, o endereço era dele? Infelizmente isso não significa muita coisa.

Caso 2: Vc passou dias sem dormir, queimando os últimos neurônios disponíveis para impressionar o seu chefe com aquela idéia para a reorganização do seu setor, sonhando até com uma promoção. Trabalha até a madrugada e envia para o email do boss o projeto milionário todo prontinho. Na manhã seguinte, todos recebem a notícia que o Fulano acaba de ser promovido por apresentar a solução mais criativa para a reestruturação do setor. Nada de errado, afinal a idéia foi sua e vc batalhou por ela, porééémmmm, o Fulano não é vc! o.O

Estes cenários ridículos ilustram a falta de segurança no envio/recebimento de mensagens por email. Geralmente não há como autenticar o remetente de uma mensagem e o monitoramento de tráfego pode levar seus emails para mãos erradas.

E agora, que poderá nos defender? A criptografia!

Acho que o assunto vai ser longo então façamos como Jack: por partes!

O que é Criptografia?
Não vou dizer aqui que a palavra criptografia vem do grego ‘kryptós’ [esconder] e “gráphein’ [escrever]. Sendo assim vc terá que deduzir sozinho que seria algo como ‘esconder a escrita’.
A idéia de criptografar ou esconder as mensagens só faz sentido se alguém puder lê-las depois. Mas não qualquer alguém e sim O alguém a quem as mensagens sejam dirigidas, mantendo assim sua confiabilidade e integridade.

Tipos de Criptografia
A criptografia computacional utiliza o conceito de chaves criptográficas para embaralhar/desembaralhar as mensagens.
As chaves são um conjunto de bits baseados em um determinado algoritmo capaz de embaralhar [codificar] e desembaralhar [decodificar] as informações. Assim, apenas o receptor que possuir a chave correta poderá decifrar a mensagem enviada.
O uso de chaves possibilita ao emissor a utilização de um mesmo algoritmo para destinatários diferentes, sem que estes sejam capazes de decifrar as mensagens enviadas aos outros.

Próximo post:
Chaves simétricas e assimétricas
Padrão de criptografia PGP

Abraços =)


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!!! E continue nos visitando!!!!

 
Design by Scooby Doo jogos