Criptografia [2] : Chaves Simétricas e Assimétricas

Olá!

Continuando o assunto Criptografia iniciado aqui, vamos conhecer um pouco sobre Chaves Simétricas e Assimétricas.

As chaves simétricas

A criptografia simétrica é computacionalmente menos custosa e mais rápida e, portanto, é mais indicada para grandes quantidades de dados.

Isto se deve ao fato de que aos algoritmos para esse tipo de criptografia são mais simples, visto que apenas uma chave é utilizada para criptografar e descriptografar os dados.

Essa agilidade leva a um problema de gerenciamento de segurança porque todas as partes envolvidas no processo precisam conhecer a chave de criptografia, que é a mesma para crip/descrip. E no tocante ao gerenciamento de chaves criptográficas, o processo inclui a geração, a distribuição, o backup, a nova geração e o ciclo vital da chave. E é nesse ponto de distribuição que pode ocorrer o incidente, já que todas as pessoas que necessitam dos dados requisitam o acesso à chave.

Esse tipo de criptografia fornece permissão para dados criptografados. A segurança no tocante ao acesso devido à chave é razoável. Porém, a criptografia simétrica não oferece não-repúdio. Qualquer pessoa pode enviar uma mensagem se passando pelo dono da chave.

Os algoritmos utilizados incluem RC2(128bits), 3DES(Padrão triplo de criptografia de dados) e AES(Padrão de criptografia avançada).

As chaves assimétricas

Em uma comunicação 1/1 a chave simétrica cai como uma luva. Mas como ficaria em uma comunicação 1/N (1 para vários) ?

Os dados enviados poderiam ser descriptogrados por qualquer pessoa que tivesse acesso à chave, mesmo que não fosse o destinatário original, ou ainda qualquer um poderia enviar mensagens como sendo o dono da chave.

A chave assimétrica resolve esse tipo de problema porque são utilizadas duas chaves distintas: uma para criptografar e outra para descriptografar. Uma é a chave pública, que é distribuída para todos, a outra é a chave privada, que deve permanecer em sigilo.

Ao enviar uma mensagem, utiliza-se a chave pública do destinatário para criptografá-la com um algoritmo de chave assimétrica. Essa mensagem só pode será descriptografada com a chave privada do destinatário, o que garante que o seu conteúdo seja acessado apenas detentor da chave.

A criptografia assimétrica assegura, assim, a confidencialidade das mensagens.

Se pensarmos um pouco mais, chegaremos à conclusão que outros quesitos relacionados à segurança não podem ser atendidos apenas com esse tipo de criptografia. A confirmação da origem real da mensagem bem como a integridade dos dados transmitidos, são aspectos importantes do gerenciamento de segurança não contemplados durante esses processos de crip/descrip. Soluções para esses casos serão abordadas futuramente.

Abçs =)

1 comentários:

Wancleber Vieira disse...

muito bom o post... bem explicado.

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!!! E continue nos visitando!!!!

 
Design by Scooby Doo jogos