Uma vez um professor do curso falou sobre uma tal de Cloud computing, que os computadores não mais teriam o sistema operacional instalado localmente, que seria tudo distribuido de tal forma que você nem saberia onde seus arquivos estão, e isso não faria a mínima diferença. O sistema operacional estaria instalado em um lugar qualquer da Internet e se poderia escolher qual sistema utilizar. E mais, tudo isso via um browser. Bom, naquele momento eu disse "haha que doido, dá zero pra ele".
Lendo uma revista vi uma lista de alguns desses sistemas operacionais, alguns são feitos em Flash, outros em Java. Eu experimentei o Glide OS e o Ulteo.
Lendo uma revista vi uma lista de alguns desses sistemas operacionais, alguns são feitos em Flash, outros em Java. Eu experimentei o Glide OS e o Ulteo.
O Glide OS é feito em Flash é bem simples mas muito legal, tem várias ferramentas interessantes. Dá para editar um texto existente na sua máquina local ou baixar um que está na máquina remota.
Já o Ulteo é muito interessante, dá pra ter uma idéia bem concreta de um sistema operacional com vários recursos que roda sobre um browser. A interface é identica de um sistema linux com o KDE. Eu não usei muito mas ele tem um monde de aplicativos pré instalados como o OpenOffice, Thunderbird, Firefox e Gimp (caraca muito massa).
O problema é que para utilizar legal estes sistemas é necessária uma conexão de alta velocidade, coisa que no Brasil ainda não são todos que têm acesso. Parte deste post escrevi logado no Ulteo, não escrevi tudo porque não tive paciência com a conexão. Mas logo haverá velocidades mais altas e a preços mais acessíveis. E não duvido que este realmente pode ser um caminho para os desktops, pricipalmente os empresariais.
Um abraço.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por sua contribuição!!! E continue nos visitando!!!!