As partes que compõe uma ligação VoIP são bem semelhantes às de uma ligação convencional, para o usuário a difereça é somente no preço que vai pagar por esse serviço, que no caso é mais barato, pois a telefonia VoIP utiliza a mesma rede que os dados, para transportar a voz ( que trafegará dentro do protocolo IP em forma digital) . Como na telefonia VoIP, para ocorrer a ligação não é necessário que haja um circuito dedicado, então varias ligações telefônicas podem utilizar o mesmo meio fisico para serem transmitidas simultaneamente.
- O usuário retira o telefone do gancho;
-O telefone IP envia uma mensagem ao servidor VoIP informando que o telefone está fora do gancho;
-O servidor envia o sinal de discagem;
-O utilizador digita o número de destino, e aperta 'Send';
-A aplicação envia esse número ao servidor VoIP;
-O servidor verifica se o número existe, caso positivo segue ao passo seguinte, caso negativo o erro é tratado;
-O servidor VoIP direciona a conversa para o destino;
-O telefone de destino toca (caso não esteja ocupado);
-O Destino retira o telefone do gancho, e nesse instante é estabelecido um fluxo RTP (Real-Time Transfer Protocol) sobre UDP (User Datagram Protocol) entre a origem e o destino;
-A comunicação ocorre (um lado fala, a voz é convertida para a forma digital e transmitida, chegando ao outro lado é repassada ao destino);
-Quando uma das extremidades desligar o fluxo é desfeito.
Para uma correta comunicação em VoIP a rede de dados por onde as informações irão passar deve ter um baixo atraso de transmissão.
Com o crescimento da internet e a melhoria dos links de acesso, a telefonia convencional será substituída pela telefonia VoIP. Esse novo modelo apresenta enormes vantagens em relação ao anterior. Dentro de empresas já é muito utilizado para composição dos ramais. É tambem utilizado em casa por clientes de mensageiros instântaneos, como por exemplo: MSN e Skype.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por sua contribuição!!! E continue nos visitando!!!!