Redes de Celular: Um breve comentário...

Muitas vezes não entendemos o conceito aplicado a redes de celular, apesar de usarmos frequentemente. Então aqui, faço uma breve introdução a esse asunto.

Basicamente, temos alguns componentes de redes de celulares:
* MSC (Mobile Switching Center) ou CCC (Centro de Comutação e Controle) constitui o ponto de interconexão da rede móvel celular com a rede fixa e com outras redes celulares. É a parte inteligente do sistema.
* RBS (Radio Base Station) ou ERB (Estação Rádio Base) é onde se encontra o equipamento rádio transmissor/receptor, é a unidade de interface com o MSC.
* MS (Mobile Station) ou Unidade Móvel é o equipamento terminal do assinante, chamado simplesmente de "telefone celular".
* Home Location Register (HLR) ou Registro de Assinantes Locais é a base de dados que contém informações sobre os assinantes de um sistema celular.
* Visitor Location Register (VLR) ou Registro de Assinantes Visitantes é a base de dados que contém informações sobre os assinantes em visita (roaming) a um sistema celular.

E tem duas técnicas empregadas:
Handover ou Handoff: é o processo onde uma estação móvel (MS) desloca-se de uma estação rádio-base (ERB) para outra, ou seja, mudança de células, sendo estas pertencendo ao mesmo CCC. Nesse, os dados do usuário são armazenados no banco de dados no HLR.
Roaming: é a habilidade de uma estação móvel (MS) de uma rede, obter conectividade através de uma outra rede onde é visitante, pertencente a um outro CCC. A rede que está sendo visitada pode ou não pertencer a mesma operadora. Já nesse, os dados são armazenados no VLR.
É bem fácil entender após visualizar esta imagem:



redes celulares
A 1ª geração de celulares (desenvolvida na década de 80) eram sistemas analógico, cuja qualidade de ligação era altamente variável devido à interferência.
Depois, veio a 2ª geração, o sinal foi digitalizado o que proporcionou uma qualidade de ligação superior a da 1ª geração. Teve um sinal mais nítido e possibilitou até criptografia. Nessa, ficaram "famosas" algumas técnicas:
* FDMA - Frequency Division Multiple Access - é um método que diferencia o sinal enviado, a chamada, pela frequência.
* TDMA -Time Division Multiple Access- difere pelo tempo, ou seja, uma hora executa um, após outro.
* CDMA -Code Division Multiple Access- tanto os dados quanto a voz são separados dos sinais por códigos. Foi nessa geração que surgiu alguns serviços que hoje ainda usamos: Identificador de Chamadas, envio e recepção de mensagens, Transmissão de Fax e Dados (e-mail), Caixa Postal com notificação... Como na figura:


tipos modulacao

Hoje, estamos na época da 3ª geração de celulares. Para ser conciderada, a 3ª geração, foi necessário cumprir alguns requisitos: Altas taxas de dados: 144 kbit/s em todos os ambientes e 2 Mbit/s em ambientes de baixa mobilidade, serviços baseados em comutação de circuitos e comutação de pacotes, qualidade de voz comparável à da telefonia fixa, entre outras...
Engloba diversos sistemas de transmissão de dados: UMTS ou WCDMA (uma evolução do CDMA), HSPA, HSPA+... Nessa surgiu novidades também, entre elas a tão conhecida vídeo conferência.

Bem galera, é isso ;)
Claro que num é tudo sobre o assunto, mas após lermos já temos uma noção da realidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!!! E continue nos visitando!!!!

 
Design by Scooby Doo jogos