Lengendas automáticas no Youtube

Boa tarde leitores e seguidores do Beagle Network TI, hoje estava conversando com meu amigo e ele me mostra uma nova aplicação do youtube que achei interessantíssima. A geração automática de legendas para os vídeos. Resolvi trazer a novidade para vocês. Muitas vezes precisamos assistir um vídeo que está em outro idioma mas nos parece interessante agora isso não será um grande problema para nós, pois com a geração automática de legendas é possível acompanhar o que está sendo dito no vídeo.


Vamos utilizar como exemplo um vídeo de fala sobre Sistemas Tutores Inteligentes (STI), o link é este [1]. Ao acessar a página o vídeo será mostrado e ao lado de onde escolhemos a resolução do vídeo tem um botão escrito cc (acredito ser closed caption). Ao clicar no botão ele ficará vermelho (cinza = desativado; vermelho ativo) após isso posicione o mouse sobre o botão, e selecione a opção Transcrever áudio (Beta). Então posicione o mouse novamente sobre o botão e selecione a opção traduzir legendas (Beta) então selecione o idioma desejado. Então de play no vídeo e verá que o vídeo que inicialmente não possuia legenda, agora terá.
Pode-se verificar que possui alguns erros na interpretação do vídeo, mas mesmo assim boa parte da fala a legenda está correta.

Vale a pena conferir, a aplicação é muito interessante e muito útil.

Everton Moschen Bada
Serra-ES
25 de Setembro de 2010

4 comentários:

£v£rton disse...

Não tinha pensado no potencial desta aplicação logo quando escrevi o post. Mas imagina só que estou procurando por algo, e a pesquisa me retorne além de páginas web vídeos que também falem sobre o assunto. Mas não somente analisando o título do vídeo, mas também analisando o que foi dito no vídeo. É uma aplicação super interessante, imaginem as inúmeras aplicações que podem surgir a partir desta?
Imagine que você queria gravar logs de todas suas reuniões online. Você não precisaria se restringir a conversa via texto, você poderia fazer sua conversa via voz (utilizando VoIP) e o software analisaria a conversa e a transformaria em texto, com isso gerando a "ata" da sua reunião automaticamente.
É isso ai... Abraço.

Adriano Vieira disse...

Caramba cara... muito massa.

Quando eu vi estas legendas pela primeira vez em um vídeo, no youtube, pensei que tratava-se de uma tradução previamente feita... Só depois do seu post que vi que a parada é gerada automáticamente... muito show.

A reflexão sobre a conversão VoIP texto também é interessante... inclusive, já tem alguns softwares no mercado que fazem a conversão (o próprio Windows 7 tem um software de reconhecimento desses) mas ainda tá deixando a desejar.

E vou mais longe... imagine, no futuro, conversar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo tendo sua fala traduzida, via software e em tempo real (talvez até respeitando seu timbre de voz... rsrs), diretamente para o outro lado e vice-versa. Muito bom o post cara! Abração.

Adriano Vieira disse...

obs: Por "previamente feita" digo "feita pelo cara que postou o vídeo"... rsrs

£v£rton disse...

Pois é Adriano... Algumas legendas são feitas pelos pessoais dos vídeos mesmo, mas há vídeos que previamente nenhum ser humano criou legendas para ele, e que o aplicativo tem a capacidade de gerar sozinho.

Muito interessante sua reflexão, uma combinação de tecnologias para realizar isto só não ficaria uma coisa muito natural mas já seria um quebra galho.

Imagine, essa ferramenta (apresentada neste post) tem a capacidade de transformar a fala em texto, ferramentas de tradução de texto é o que não falta (por exemplo translate.google.com) e combinado com uma ferramenta que transforma texto em voz (postada anteriormente no blog ( post texto para voz )), seria uma combinação de ferramentas que contribuiriam para que tal feito seja alcançado.

Abraço

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!!! E continue nos visitando!!!!

 
Design by Scooby Doo jogos