Quem é quem no mundo das Redes?

Bom, antes de dar nome aos “bois”, precisamos definir uns detalhes que são necessários para entendimento de conceitos posteriores.


Os padrões são essenciais na criação e manutenção de mercados abertos e competitivos para fabricantes de equipamentos, na garantia da interoperabilidade de dados, nacional e internacional, e na tecnologia das telecomunicações e dos processos. Os padrões asseguram que diferentes fabricantes produzam equipamentos distintos que consigam se comunicar.


Os padrões em comunicações de dados estão divididos em duas categorias: padrões de facto e de jure.


De facto: São padrões que se consagraram naturalmente, sem um plano formal.


De jure: São padrões reconhecidos por um corpo ou comitê organizado.


Na área de telecomunicação temos alguns órgãos responsáveis por produzirem esses padrões, como por exemplo:


ITU (International Telecommunication Union) – Foi criada em 1865 com a missão de padronizar as telecomunicações internacionais. Em 1947, a ITU tornou-se um órgão das Nações Unidas.


A ITU é composta de três setores principais:


1 – Setor de Radiocomunicação (ITU-R) – regula a alocação de freqüências de rádio em todo o mundo entre grupos de interesses conflitantes.


2 – Setor de padronização de Telecomunicações (ITU-T) – ficou conhecida como CCITT (Comité Consultatif International Télégraphique et Téléphonique, em francês), esse comitê era voltado à pesquisa e ao estabelecimento de padrões para as telecomunicações em geral.


3 – Setor de Desenvolvimento (ITU-D) – Foi criado para assegurar que o acesso as informações e as comunicações se dêem de forma sustentável e igualitária para estimular o desenvolvimento econômico e social mais amplo.


Comitês responsáveis por criação de padrões internacionais:


International Organization for Standardization (ISO) – É uma organização voluntária independente, fundada em 1946. A ISO e composta de comitês técnicos, denominados TCs, pois a ISO é responsável pela padronização em diversas áreas, o TC responsável pelos computadores e processamento de informações é o TC97.


American National Standards Institute (ANSI) – É uma empresa privada sem fins lucrativos e sem vínculos com o governo dos Estados Unidos. Os padrões ANSI freqüentemente são adotados pela ISO como padrões internacionais.


Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) – Maior organização profissional do mundo. O IEEE tem um grupo de padronização que desenvolve padrões na área de Engenharia Elétrica e Informática, como por exemplo o grupo (comitê) 802 padronizou vários tipos de LANs.


Eletronics Industries Association (EIA) – É uma organização sem fins lucrativos, assim como a ANSI, dedicada à promoção de qualquer item relacionado aos produtos eletrônicos.


No próximo post trataremos dos órgãos e dos padrões que regem a Internet.


Abraço a todos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!!! E continue nos visitando!!!!

 
Design by Scooby Doo jogos