Cloud Computing - parte 1

"Eu diria que o computador do futuro é a internet". Com essas palavras Erich Schmidt, atual presidente da Google, aposta no futuro com um novo conceito; futuro que aos poucos já se torna realidade no Googleplex: o conjunto de prédios da google e Quartel General da gigante norte-americana. É de lá que nasce um novo conceito, e que poderia mudar a forma como vemos a informática. E qual seria esse conceito? Erich responde. "Hoje, se você tem um problema no computador, está tudo perdido, é terrível. Mas, com a computação nas nuvens, não importa se você usa o celular, o computador ou qualquer outro aparelho, tudo estará guardado na internet."
Isso mesmo, a internet funcionando como uma gigantesca nuvem, onde tudo que temos, vídeos, fotos, planilhas de textos, Sistemas operacionais e o que mais voce conseguir lembrar não estarão mais em nossos computadores e sim espalhados em servidores pelo mundo, todas as informações como que pairando sobre nós, onde poderiamos acessar tudo de qualquer lugar e qualquer dispositivo que tivesse uma conexão coma internet. Nessas circunstâncias apenas precisariamos de um monitor, teclado e um mouse e nesse contexto o PC funionaria como um chip ligado a internet.
Se tudo caminhar como a google planeja, veremos uma radical mudança na internet, mas como assim?." A computação nas nuvens é a maneira mais simples e barata de se ter acesso à internet. Pessoas com pouco dinheiro hoje não têm acesso a computadores. E nós poderemos oferecer esse acesso", diz Schmidt. Isso porque nessas circunstâncias, os computadores apenas necessitarão de uma configuração minima, tendendo assim a baratearem, e como efeito disso, uma grande parcela de pessoas da camada mais pobre poderiam ser inseridas no meio digital e também uma maior participação on-line de empresas e prestadoras de serviço. Mas não se engane, o objetivo da google não é fazer filantropia.
Mas o que algumas empresas que estão investindo nesse modelo já estão fazendo para concretizar essa nuvem?. Na próxima postagem falaremos um pouco disso.

1 comentários:

Anônimo disse...

Nós realmente retornaria-mos a idade dos MainFrames?
Meu professor concorda com essa ideia, senhor Victor, porem acho que uma mudança dessa encontra vários pequenos empecilhos, a se ver:

–> Alta Velocidade da Internet Brasileira: Afinal ate vc baixar seu filme guardado em um dos servidores da google a uma velocidade de 26 Kbps por segundo o Silvester Stallone já terá feito e o Rambo 6 e esse já estaria nas locadoras…

–> Jogos Mais Rapiiiii(loading)ddddos: Imagine você jogando Need For Speed ou FEAR usando os super-processadores da google, se animou agora imagine o mundo todo fazendo o mesmo. Pode ir se acostumando com Paciencia Spider.

–> HD e PenDrive nunca mais: Faça sua tese de mestrado e a deixe nos servidores da google, quando for apresentar na frente de centenas de catedráticos você pode dizer “Infelismente o servidor da google saiu do ar”.


Essa ideia, com todo o respeito, é realmente uma ideia nas nuvens, bem longe de nós.

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!!! E continue nos visitando!!!!

 
Design by Scooby Doo jogos