Centro de computação da Google
Muito bom, estou de volta para falar um pouco mais sobre esse assunto que ainda tem muito o que se descobrir. Hoje falarei um pouco sobre como as empresas poderão reagir a essa nova tendência e também, escrever sobre algumas que já usam nas suas rotinas o cloud computing.
Bom, um exemplo clássico é a Google. Isso mesmo, a Google está na vanguarda no desenvolvimento desse conceito, por exemplo, muitos já devem ter ouvido falar sobre o Google docs (planilha, editor de texto, etc), também já devem ter ouvido falar sobre o youtube (compartilhamento de videos), o Gmail(Um dos maiores do mundo,se não for o maior). Todos esses e muito mais são disponibilizados via-web. Porém,mais do que oferecer softwares na Web, construiu seu centro de dados em The Dalles, Oregon, e os dois edifícios do tamanho de um campo de futebol abrigam, cada um, uma central de refrigeração de quatro andares de altura.
Além disso, Microsoft, Amazon e IBM estão entre as companhias que o mercado vê como propensas a oferecer sistemas de computação em nuvem Em 1° de fevereiro de 2008, a Microsoft anunciou que faria uma oferta pelo Yahoo, o que ajudaria as duas empresas em seus esforços para derrotar o gigante das busca. Além de imenso poder de computação e muitos outros serviços na Web. o Yahoo ofereceria uma rede robusta de Web mail e o site de fotografia Flickr. A Microsoft entraria com o Windows Live, um processador de texto e um programa de agenda online. Com o domínio do pacote de aplicativos Office no mercado de software empresarial dos Estados Unidos, a Microsoft poderia disputar seriamente o mercado da computação em nuvem.
Outro potencial concorrente seria a Amazon.com. O grupo já é uma das maiores empresas de varejo online do mundo e tem interesses em outras áreas. O Amazon Web Services é um pacote de serviços em modelo nuvem que a empresa oferece a pequenos criadores de software que precisam de um espaço online de trabalho . A Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) oferece aos usuários poder de processamento para seus trabalhos. Eles podem armazenar arquivos no Amazon Simple Storage Service (S3) e usar SimpleDB, um banco de dados, para armazenar e obter acesso rápido a arquivos menores.
Em novembro de 2007, a IBM anunciou sua iniciativa Blue Cloud, sob a qual a empresa oferece um pacote de hardware e software que permite a seus clientes criar nuvens internas próprias.
Veja um resumo desse estudo.
Cloud computing is a new IT outsourcing model that doesn't yet meet the criteria of enterprise IT and isn't supported by most of the key corporate vendors. It's wildly popular with startups, exactly fits the way small businesses like to buy things, and has the potential to completely upend IT as we know it. And there's a high likelihood developers inside your company are experimenting with it right now. Forrester spoke with more than 30 companies in this market to determine its worthiness for enterprise consideration and found that it provides a very low-cost, no-commitment way for enterprises to quickly get new services and capabilities to market that entirely circumvents the IT department. Infrastructure and operations professionals can try to ignore it as it is just in its infancy, but doing so may be a mistake as cloud computing is looking like a classic disruptive technology.
No próximo artigo, falaremos um pouco mais sobre esse conceito
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por sua contribuição!!! E continue nos visitando!!!!