CISCO GUIA DE ESTUDOS - MODELO DE REFERÊNCIA OSI - APLICAÇÃO [PARTE2]

Camada de Aplicação - Interação com usuário.

Bem, vamos começar a falar da camada de APLICAÇÂO (Aplication Layer). Ela é a camada de nº 7 da pilha de protocolos (é muito importante saber à ordem das camadas, pois em muitos lugares elas são referenciadas pelo numero/nível) e é responsável pela interação com o usuário. Podemos exemplificar como serviço e aplicação desta camada servidor web e navegadores, respectivamente.

Particularmente, gosto de discutir neste tópico os paradigmas atuais envolvendo cliente-servidor; abaixo vou dividi-los em tópicos:

1. Cliente – Servidor: nesta arquitetura, nós temos um nó central que está apto a atender requisições dos serviços por ele prestados. Este modelo gera uma dependência entre clientes e o servidor, criando assim um ponto de falha, o próprio servidor, uma vez que ele pare, por qualquer motivo, o serviço é retirado imediatamente da rede. É preciso entender que apesar destas desvantagens este modelo é relativamente fácil de ser administrado, concedendo maior controle ao administrador da rede sobre os recursos ofertados e os acessos realizados a estes. Exemplo: Servidor Web – Browser (Firefox), onde o browser faz requisições ao servidor que as responde, nunca acontecendo o inverso.

2. Peer-to-Peer (P2P): esta arquitetura, por sua vez, possui uma estrutura distribuída, ou seja, descentralizada; onde o cliente se torna servidor quando requisitado e servidor se torna cliente quando faz uma requisição. É extremamente difícil de administrar, uma vez que não se tem acesso a todos os nós da rede, podendo, assim, um nó se desconectar sem aviso ou autorização do administrador, o que deixa um arquivo ou serviço com sua disponibilidade comprometida.

3. Híbrido : O modelo que realmente é utilizado quando se fala de Peer-to-Peer. Ele é equivalente ao P2P, apresentado acima, acrescentado apenas de um servidor de status/busca e uma peculiaridade. Neste servidor, ficam contidas informações dos nós conectados, arquivos, serviços ativos no momento. O grande diferencial deste modelo é a distribuição de carga - uma vez que o modelo é distribuído, dividindo as requisições para diferentes nós - e um sensível aumento no controle da rede em relação ao modelo anteriormente apresentado (o servidor pode filtrar e indicar recursos disponíveis na rede). Exemplo: MSN. Quando você “starta” o aplicativo, ele se conecta ao servidor onde busca informações de seus contatos para saber quais estão disponíveis (modelo cliente-servidor) e, após o inicio do bate-papo, nós temos um contato ponta a ponta (modelo P2P).

A camada de aplicação não se resume apenas a como é disponibilizado e acessado os recursos, mas existem características que são relevantes a casos particulares e que serão abordadas com o andar dos estudos. Por agora, é preciso ter os conceitos apresentados acima de maneira clara. Vamos continuar com as apresentações das camadas do modelo OSI e, à medida que formos conhecendo cada camada, serão apresentadas as interações entre elas.

Ronney de Paula da S.

Tel:(27)9243-7752 - Claro / ronneyps@hotmail.com / ronney.serafim@gmail.com /

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!!! E continue nos visitando!!!!

 
Design by Scooby Doo jogos