Removendo o background com GIMP


Neste guia juntamos informações encontradas em vários outros tutoriais para explicar uma forma de remover a cor de fundo de uma imagem com o Gimp 2.6, deixando um fundo transparente. Muitas vezes tentamos utilizar a varinha mágica e excluir a seleção, o que em alguns casos pode até dar certo, dependerá de cada imagem. Neste guia usaremos a imagem abaixo.


Se simplesmente selecionarmos o fundo branco com a varinha mágica (vulgo ferramenta de seleção contígua rs) e excluirmos a seleção, o resultado não será muito agradável.


Observe que ficou uma borda branca em volta da figura quando colocada sobre um fundo escuro. Uma forma de evitar este problema é utilizando a opção do menu Cores -> Cor para alfa. Com esta ferramenta poderemos deixar transparente a cor selecionada.


Na tela de configuração escolha a cor branca e clique em OK. O resultado é mostrado abaixo.


Esta imagem colocada sobre um fundo escuro ficaria como mostrado abaixo.


Observe que não ficou nenhuma borda. No entanto, a figura ficou bastante escura. Para resolver este problema precisamos recuperar o "branco" que havia no meio de figura. Então duplique a camada da figura. Em seguida clique na camada que ficou por baixo. Com a varinha mágica clique sobre a área transparente. O resultado será este:


A gora inverta a seleção apertando CTRL + i. Siga o menu Seleção -> Encolher para diminuir um pouco a seleção. Coloque 1 px e confirme. Escolha a ferramenta de preenchimento (barril de tinta) e a configure conforme a imagem abaixo.



Agora pinte a área selecionada de branco. Se você exibir apenas a camada que pintamos de branco o resultado será este:



 Esta camada deve ser a mais baixa. Por fim o resultado será este, sem bordas.



Forte abraço!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!!! E continue nos visitando!!!!

 
Design by Scooby Doo jogos