Interoperabilidade entre Windows e Suse


por Adriano Vieira

O mercado muda, as necessidades por novas tecnologias crescem e vantagens aparecem em ambos os lados da moeda; Quando se fala de Windows e Linux de um lado temos a Microsoft, que liderou o mercado oferecendo simplicidade de configuração em seus sistemas servidores e tudo o que o usuário necessitava quanto a facilidade de uso, do outro o Linux que, nos últimos anos, vem conquistando cada vez mais adeptos devido a sua intensa segurança e modularidade. Agora, o mercado realmente se daria ao luxo de poder escolher somente uma dessas vantagens e nunca usufruir de ambas?

Sem dúvida que muitos interesses na área de interoperabilidade entre Sistemas Operacionais surgiram, principalmente entre os profissionais que utilizam tecnologias de servidores Microsoft, como o Active Directory, e sempre quiseram utiliza-las em conjunto com ambientes Linux, mas, devido a muitos fatores, como dificuldades tecnológicas e principalmente cultura organizacional, essa tal interoperabilidade (de forma completa) se tornava quase inalcançável... até agora.

Quem acompanha o nosso blog deve ter lido o post de meu amigo Wancleber, que falava sobre o investimento de 100 Milhões de Dólares da Microsoft na Novell, a um mês atrás, isso é, prevendo o que hoje se torna realidade: Microsoft e Novell investem em interoperabilidade entre seus sistemas, Windows Server e Suse Enterprise.

O documento abaixo é uma tradução rápida que fiz, adequada ao linguajar português comum, de um artigo do site desse projeto: www.moreinterop.com. É importante notar que há muito jogo de política em tudo isso, por isso leiam com um olhar crítico, notem que também fala de compatibilidade entre formatos de arquivo (Há um post no blog sobre isso), boa leitura:


Virtualização

O DataCenter do futuro terá tanto Windows quanto Linux. Companhias que estão aptas a faze-los trabalharem juntos, em um esquema de virtualização bidirecional, serão capazes de reduzir custos e complexidade. Companhias contrárias a essa ideia não vencerão.

Este é o motivo pelo qual Microsoft e Novell estão colaborando: Prover uma plataforma de virtualização que permitirá ao SUSE Linux Enterprise Server rodar como um "guest" (convidado) em um sistema Windows Server 2008 e permitir que o Windows Server 2008 rode como um sistema paravirtualizado sobre o SUSE Linux Enterprise Server, bem como prover suporte as companhias que farão uso dessa nova solução de virtualização.


Base de padronização para o Gerenciamento de Sistemas

Dar aos clientes a capacidade de gerir esta natureza mista de sistemas rodando física e virtualmente com ferramentas padrão é uma de nossas maiores prioridades. Novell e Microsoft estão trabalhando juntas de forma a desenvolver soluções padronizadas para gerenciamento desses sistemas.

Estamos desenvolvendo uma implementação de código aberto da especificação WS-MAN. Quando nosso trabalho estiver completo, você estará apto a utilizar o Microsoft System Center e o Novell ZENetworks para administrar a cooperabilidade entre Windows e Linux.

Sendo assim sua infraestrutura poderá sustentar as mudanças que seus negócios demandam, provendo um meio flexivel e com custo-benefício necessários para gerir essa tecnologia mista.


Gerenciamento de Identidade

Um dos problemas chave encarados pelas companhias atualmente é como administrar efetivamente o direito à informação para seus empregados, parceiros, e clientes dentro de uma organização com muitos tipos diferentes de sistemas.

Para resolver este desafio o pessoal de nosso Interoperability Lab está desenvolvendo tecnologias que facilitarão a interoperabilidade entre Microsoft Active Directory e Novell´s eDirectory. Em adição, Novell Access Manager suportará o WS-Federation Protocol. A solução resultante dará a você a abilidade de utilizar um método de autenticação comum entre sistemas Windows e não Windows.


Compatibilidade entre Fomatos de Documentos

Se os usuários encontrarem problemas quando compartilharem seus documentos, importantes transações comerciais podem acabar parando. Microsoft, Novell e a comunidade de software livre estão colaborando para garantir a interoperabilidade entre aplicações de escritório. Juntos, nós criaremos um "tradutor" bidirecional para processamento de documentos de texto, planilhas e arquivos de apresentações (slides) entre o Open Document Format (ODF) suportado pelo OpenOffice.org e pelo OpenXML, a nova geração de formatos de arquivos para Microsoft Office. O tradutor Open XML/ODF para os documentos de texto já está disponível, e nós estamos trabalhando duro para estender essa interoperabilidade tambem para os demais aplicativos: planilhas e apresentações.


Me disponho a qualquer correção pelo e-mail: adriano.thekid@gmail.com.

Abraço a todos.

Creative Commons License
Interoperabilidade entre Windows e Suse by Adriano Vieira é licenciado sobre uma Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.
Baseado em um trabalho para o site beaglenetwork.blogspot.com.

2 comentários:

£v£rton disse...

ótimo post!
pelo jeito que as coisas estão andando, num futuro proximo teremos segurança e facilidade de gerenciamento, muito bem relacionadas.
espero que esta interoperabilidade tambem chege nos sistemas de arquivos.

Continue assim que você chegará longe, ótimo post mesmo.

abração

Douglas Nascimento disse...

Parece também uma forma da Microsoft se manter forte no mercado e ainda assim obter as vantagens que os sistemas baseados no unix têm, como segurança. Congratulations man

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!!! E continue nos visitando!!!!

 
Design by Scooby Doo jogos