Open Linux Router...

Estava eu, navegando pela net, lendo uns artigos na Linux Magazine quando de repente leio sobre OLR(Open Linux Router), e fiquei intrigado para conhecer essa solução. Logo, fiz o download pelo site do desenvolvedor que afirma que sua solução para administrar servidores Linux através de uma interface Web é muito clara e intuitiva. Na minha infinita curiosidade baixei e instalei, no Ubuntu 8.04, apenas para constatar se realmente é o que o desenvolvedor afirma, então vamos às conclusões:

Instalação:

O processo de instalação requer conhecimentos básicos de terminal. O arquivo disponibilizado pelo site vem compactado como .tzg, que facilmente pode ser extraído clicando-se sobre o arquivo com o botão direito do mouse e escolhendo a opção: extrair os arquivos. Após a extração dos arquivos é necessário abrir o terminal e navegar até o diretório gerado pela extração, então, no diretório digite: sudo su ./setup.sh
Durante a o processo de instalação é solicitado os diretórios de destino para os arquivos de instalação, usuário e senha para acesso via browser, basta informar esses dados e o processo estará concluído. Ao final, será informado um link para acessar o OLR via browser, copie esse link e cole na área de endereços do navegador. Abrirá a seguinte tela:

Informe o usuário e senha para autenticação.


Em seguida abrirá a seguinte página:



Prontamente instalei o squid e o sarg, startei o squid, abri uma VM, "apontei" o browser para usar o squid como proxy e no mesmo instante ja estava conseguindo visualizar os relatórios do sarg via Webmin do OLR.

Conclusão:

Realmente OLR é uma ferramenta que facilita bastante administração de um servidor. Eu citei apenas o caso da utilização de um proxy, mas é possível administrar vários programas e serviços, alguns deles são:

- Apache;
- DHCP;
- BIND9;
- SAMBA;
- FreeRadius;
- Configuração de Rede;
- IPTables/IPFW;
- Quagga Routing Engine;
- Configurações do Sistema;
- Gerência de SNMP;
- Open VMP e vários outros programas e serviços.


A princípio gostei bastante, e vou estudar um mais para futuramente fazer um tutorial explicando melhor a configuração do OLR.


Abraço a todos.

1 comentários:

Anônimo disse...

Aprendi muito

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!!! E continue nos visitando!!!!

 
Design by Scooby Doo jogos